Finos Fios, Renda de Agulha... uma alternativa de trabalho, múltiplos olhares para a qualidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.209-221Palavras-chave:
Artesanato. Mulheres. Patrimônio Cultural. Avaliação da qualidade. Servqual.Resumo
Este artigo enfatiza o trabalho desenvolvido pelas rendeiras de Divina Pastora, município localizado na mesorregião do Leste Sergipano, na microrregião do Cotinguiba, região turística ‘Polo dos Tabuleiros’, tendo como destaque a produção de renda Irlandesa, produto do Ecoturismo. O objetivo desta pesquisa é avaliar a satisfação dos compradores de Renda Irlandesa em relação à qualidade dos serviços prestados pelas artesãs que comercializam e produzem os bordados - um elemento cultural central da identidade local. A metodologia deste estudo possui caráter descritivo, quantitativo e qualitativo e adaptativo da abordagem métrica-metodológica Servqual. Os resultados obtidos sugerem que os atributos da qualidade são delineados primordialmente pelos construtos tangíveis e empáticos. Ao final, são discutidas implicações comerciais, acadêmicas e socioculturais que cingem o contexto do Patrimônio Cultural e a arte de saber-fazer das mulheres artífices na região pesquisada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).