Desenvolvimento Territorial Sustentável: iniciativa de economia social e solidária no contexto do turismo

  • Luciana Francisco de Abreu Ronconi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Elaine Cristina de Oliveira Menezes Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Bernadete de Lourdes Bittencourt Universidade de Aveiro, Portugal
Palavras-chave: Desenvolvimento Territorial Sustentável, Economia social e solidária, Turismo

Resumo

O presente trabalho buscou compreender de que maneira um empreendimento de economia social e solidária situado na Comunidade da Costa da Lagoa, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, contribui para o fortalecimento, tanto do turismo, quanto da cultura local, rumo ao desenvolvimento territorial sustentável. As atividades relacionadas ao turismo são, atualmente, as responsáveis pela economia do local superando as tradicionais atividades relacionadas com à agricultura de subsistência e à pesca artesanal. Partindo-se de um referencial teórico sobre economia social e solidária e desenvolvimento territorial sustentável a pesquisa qualitativa, caracterizou-se como estudo de caso exploratório e descritivo e contou com entrevistas semiestruturadas junto aos representantes da cooperativa de barcos. O estudo constatou que a cooperativa tem sido um espaço de integração social, construção de identidade e cidadania. Todavia, os entrevistados pontuam a carência de assessoria qualificada e de apoio técnico, assim como de investimentos de órgãos públicos e de organizações não-governamentais para que haja maior incremento do turismo e desenvolvimento do território.

Biografia do Autor

Luciana Francisco de Abreu Ronconi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, Florianópolis / SC – Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública – NISP e do Grupo de Pesquisa Co-produção do Bem Público sob a ótica de Accountability, Responsabilidade Social e Terceiro Setor – POLITEIA, UDESC, Florianópolis / SC – Brasil. 

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal do Paraná, Matinhos / PR – Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Desenvolvimento Territorial Sustentável – DTS, UFPR e  do Grupo de Pesquisa Co-produção do Bem Público sob a ótica de Accountability, Responsabilidade Social e Terceiro Setor – POLITEIA, UDESC, Florianópolis / SC – Brasil

Bernadete de Lourdes Bittencourt, Universidade de Aveiro, Portugal

Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade de Lisboa. Professora da Universidade de Aveiro, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Aveiro – Portugal. Pesquisadora da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, Universidade de Aveiro, Aveiro – Portugal. 

Publicado
2019-10-17
Como Citar
Ronconi, L., Menezes, E. C. de, & Bittencourt, B. (2019). Desenvolvimento Territorial Sustentável: iniciativa de economia social e solidária no contexto do turismo. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 94-111. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.94-111
Seção
Artigos