Turismo e Sustentabilidade: inter-relações entre práticas sustentáveis e experiências turísticas memoráveis

Autores

  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Valéria Garlet Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Camila Pascotini Grellmann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.266-281

Palavras-chave:

Práticas sustentáveis, Turismo, Experiências turísticas memoráveis

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal analisar a possível relação entre experiências turísticas memoráveis e práticas sustentáveis. Por meio de uma pesquisa quantitativa (método survey), questionários foram aplicados com 421 turistas, sendo possível identificar suas práticas sustentáveis e percepções sobre experiência turística memorável. A relação entre experiência turística memorável e práticas sustentáveis foi analisada por meio do coeficiente de correlação de Pearson, o qual identificou correlação significativa entre quase todos os construtos. Apenas não houve correlação significativa entre as práticas sustentáveis e a renovação. Das dimensões da experiência turística memorável, o conhecimento foi o que apresentou maior associação com as práticas sustentáveis. Constatou-se que quanto maior for a experiência turística memorável, mais tende a ocorrer práticas sustentáveis e vice-versa. Pode-se aí concluir que, a partir do momento em que uma empresa facilita experiências turísticas memoráveis, baseadas nos princípios da sustentabilidade, o turista poderá retornar a sua realidade com novos aprendizados, os quais poderão gerar mudanças de atitudes e contribuir para um mundo melhor. Espera-se, assim, que os resultados apresentados sirvam de contribuição não somente para o âmbito acadêmico, mas também aos gestores de organizações turísticas.

 

Biografia do Autor

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Valéria Garlet, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aluna de doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Camila Pascotini Grellmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Madruga, L. R. da R. G., Garlet, V., & Grellmann, C. P. (2019). Turismo e Sustentabilidade: inter-relações entre práticas sustentáveis e experiências turísticas memoráveis. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 266–281. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.266-281

Edição

Seção

Artigos