Relação entre Eficiência da Gestão Pública e Desenvolvimento Socioeconômico: um estudo nos municípios cearenses
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.124-141Palavras-chave:
Eficiência, Gestão Pública, Desenvolvimento Socioeconômico, Municípios CearensesResumo
Este estudo analisa a relação entre eficiência da gestão pública e desenvolvimento socioeconômico nos municípios cearenses. Utilizou-se o método de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) para medir a eficiência em três diferentes dimensões: (i) educação; (ii) saúde; e (iii) emprego e renda. Além disso, elaborou-se o Índice de Eficiência da Gestão Pública (IEGP) por meio da ponderação entre as três dimensões da eficiência, que foi utilizado para medir a eficiência geral dos municípios. O desenvolvimento socioeconômico foi medido pelo Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), de forma geral e em suas três dimensões (educação, saúde e emprego e renda). A amostra é composta pelos 184 municípios cearenses e o período analisado foi de 2007 a 2016. Utilizou-se estatística descritiva e testes de diferença entre médias. Os resultados apontam que a eficiência geral e das dimensões educação, e emprego e renda apresentaram relação positiva com o desenvolvimento socioeconômico, demonstrando a capacidade destas dimensões da eficiência em gerar desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).