Cidadania ou estadania no Território da Cidadania Sertão de Minas?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.105-126Palavras-chave:
Cidadania. Estadania. Políticas Públicas. Territórios da CidadaniaResumo
O presente artigo teve como objetivo analisar se a política pública “Territórios da Cidadania” poderia ser intitulada “Território da Estadania”, já que, apesar de a configuração da política gerar um discurso de cidadania, reforça as relações de dependência da sociedade perante o Estado. Com base nisso, apresenta-se, sinteticamente, o percurso da cidadania no Brasil. Em seguida, buscou-se apresentar a política Territórios da Cidadania e demonstrar as interfaces dessa política com a ideia de “Estadania”. Posteriormente, apresentou-se a interpretação que os representantes da sociedade local, que participam da política Território da Cidadania Sertão de Minas, fazem em relação à cidadania e aos efeitos dessa política pública. Procurou-se mostrar, por meio dos relatos dos representantes as interfaces da “Estadania” e da Cidadania nessa política. Considera-se que a política Territórios da Cidadania poderia, sim, ser chamada de “Territórios da Estadania”, visto que sua configuração é realizada por meio das intervenções do governo federal, estaduais e municipais, recepcionadas pela sociedadeDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).