O Fazer Científico a Partir dos Grupos de Pesquisa da Área da Administração: em busca da criatividade de Celso Furtado
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.55-74Palavras-chave:
Administração; Produção Científica; Desenvolvimento; Consciência Crítica.Resumo
A Administração caminha junto a modernização da sociedade. Por isso, a ciência da Administração é vista como voltada às organizações privadas, o que é não natural e negligencia a realidade desta atividade. Este estudo coloca a ciência da Administração visando a sociedade e não as empresas capitalistas, com foco nos grupos de pesquisa de Administração vinculados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com a intenção de apropriar e re-situar as universidades públicas para resolução coletiva de problemas sociais, ligando-as com a criatividade de Celso Furtado. Esse trabalho visa, então, identificar a convergência entre tais produções e o conceito de criatividade humana. Para analisar os fatores descritos, foram mapeados os grupos de pesquisa em Administração cadastradas no CNPq, localizados na UFMG. O mapeamento dos grupos foi facilitado devido ao acesso das informações contidas no sítio eletrônico da CNPq, onde um total de 19 grupos e 324 artigos se adequaram aos elementos estruturantes deste estudo. Após a análise de conteúdo dos artigos, apenas um grupo de pesquisa, dentro da amostra selecionada, apresentou convergência com o conceito de desenvolvimento e criatividade humana, levando à hipótese inicial de que pouco é feito para modificar a realidade periférica a partir da ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).