As Principais Evidências acerca dos Conceitos de Logística Urbana: um estudo bibliométrico

Autores

  • Vanessa Teresinha Alves Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Vanessa Sari Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Lucas Veiga Ávila Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.217-233

Palavras-chave:

Logística; Logística urbana; Logística de distribuição; Transporte de mercadorias.

Resumo

A evolução das cidades tem alterado os sistemas de transportes e de distribuição de cargas, ocasionando problemas de mobilidade e de logística e exigindo a melhoria das operações de logística e de transporte. Esse artigo desenvolveu um estudo bibliométrico sobre as principais evidências, relacionadas às temáticas Logística e Logística Urbana, em nível mundial. Os dados foram coletados na base Web of Science do Institute for Scientific Information, utilizando-se como palavras-chaves os termos “Logistic” e “Urban Logist” e; delimitando-se a busca de 2008 a 2017. As publicações foram analisadas quanto a possibilidade de ser um “Hot Topic”, de acordo com a metodologia de Banks (2006). A maioria das publicações estão na língua inglesa, concentrando-se nos EUA e na China, sendo o Brasil o sétimo país com maior publicação. As maiores publicações foram nas áreas de Saúde Ocupacional, Ambiental Pública e nos Transportes, particularmente nos últimos três anos. A temática é recente e incipiente no Brasil. Mundialmente, é considerada um “Hot Topic” nas áreas: social, econômica; ambiental; de gestão; de logística internacional e de sustentabilidade e ainda; como com possibilidade de tornar-se um “Hot Topic” para outras, como operações e engenharia, essa última é uma importante área para estudos futuros.

Biografia do Autor

Vanessa Teresinha Alves, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Engenharia de Produção e Transporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vanessa Sari, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Lucas Veiga Ávila, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Alves, V. T., Sari, V., & Ávila, L. V. (2020). As Principais Evidências acerca dos Conceitos de Logística Urbana: um estudo bibliométrico. Desenvolvimento Em Questão, 18(50), 217–233. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.217-233

Edição

Seção

Artigos