Territorialidade e Relações de Poder nos Assentamentos Rurais do Município de Nova Andradina/MS

Autores

  • Fabiano Greter Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.72-88

Palavras-chave:

Reforma agrária; Luta pela terra; Questão agrária; Movimento dos trabalhadores rurais sem terra.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo demonstrar como as relações socioespaciais se territorializam nessa fração de território, apresentando análises da produção camponesa, destacando as diferenças no tamanho dos lotes, o período de criação dos Projetos de Assentamentos (PAs), suas estruturas produtivas, suas relações comerciais, entre outras. Utilizou-se como metodologia, a pesquisa qualitativa e a história oral, por meio de entrevistas junto aos assentados do município, preservando sua identidade e de demais participantes da pesquisa. Com os resultados podemos compreender que os processos de configuração territorial nos Projetos de Assentamentos no município de Nova Andradina/MS, possuem várias conflitualidades neste campo de estudo. Estas relações e configurações se iniciam antes mesmo de se estabelecer um processo de desapropriação, seja com os proprietários de terras e suas relações de poder que envolvem a centralidade agrária a qual estão inseridas, ou mesmo, os interesses sociais, políticos e econômicos gerados nos conflitos pelo uso e posse da terra.

Biografia do Autor

Fabiano Greter Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2019). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2014). Possui Graduação em Administração (2005) e Especialização em Administração Financeira e Logística pela Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina - FACINAN (2007). Atua como docente nos Cursos de Tecnologia em Gestão Financeira, Bacharelado em Ciências Contábeis e em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, no Campus de Nova Andradina - CPNA. Professor e Pesquisador com ênfase em: Agricultura Familiar, Assentamentos Rurais, Sucessão e Gestão Familiar, Recursos Humanos, Gestão em Agronegócios, Logística, Agroecologia, Cooperativismo, Desenvolvimento Local e Regional, Desenvolvimento Territorial Rural e Territórios Agrários.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Moreira, F. G. (2020). Territorialidade e Relações de Poder nos Assentamentos Rurais do Município de Nova Andradina/MS. Desenvolvimento Em Questão, 18(50), 72–88. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.72-88

Edição

Seção

Artigos