Análise da Expansão Urbana e Perspectivas de Uso dos Espaços Públicos no Município de Francisco Beltrão-PR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.178-193Palabras clave:
Praças Públicas. Áreas verdes. Planejamento.Resumen
O acentuado crescimento das cidades brasileiras registrado nos últimos anos incorre em constantes mudanças dos hábitos, costumes, culturas e valores sociais, requerendo atenção às necessidades dos habitantes aos espaços públicos urbanos. Esse desenvolvimento causa mudança ao meio ambiente comprometendo a paisagem urbana pois as áreas públicas de lazer proporcionam qualidade de vida aos usuários quando planejadas pelos gestores públicos na distribuição da malha urbana, as áreas verdes têm papel importante na relação da melhoria microclimática, da ação contra a poluição, barreira acústica e conforto lumínico para aqueles que desfrutam do espaço. O artigo implementa uma análise da apropriação das praças na cidade de Francisco Beltrão/PR identificando as suas áreas verdes. Estas análises foram feitas com intuito de localizar com tal conhecimento das normativas municipais buscando apontar as possibilidades de um melhor uso para uma forma de vida mais ativa explorando a arborização. Foram traçados como ferramentas de pesquisa, inicialmente, o referencial teórico e, posteriormente, os estudos de caso das praças distribuídas nos bairros da cidade, listadas pela Prefeitura Municipal para as quais pudemos validar, analisar e compreender. Ao final da análise, relacionamos suas áreas verdes para servir para a requalificação em novos programas que venham a enaltece-la.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.