Contribuição da Teoria da Dádiva para os Estudos Territoriais

Palavras-chave: Teoria da Dádiva, Desenvolvimento. Estudos Territoriais. Nova Sociologia Econômica.

Resumo

Marcel Mauss é o grande idealizador da teoria da dádiva, que permite, dentre outras viabilidades, analisar como a troca e o simbolismo possibilitam a socialização e a comunicação entre os atores. Neste artigo, buscamos identificar sua contribuição, através da teoria da dádiva, para o desenvolvimento de novos estudos territoriais. Nosso objetivo, aqui, portanto, é conferir, à luz dessa teoria, como ocorrem as relações de troca e a presença do simbolismo nas feiras livres na fronteira Brasil-Bolívia, mediante um trabalho qualitativo e sob um enfoque etnográfico. Paralelamente, discutimos a contribuição da Sociologia Econômica e da Nova Sociologia Econômica para os estudos urbanos, sustentáveis e regionais pelo aporte da corrente francófona do ‘dom’. A partir de uma construção teórico-empírica aplicada a uma análise de caso é possível afirmar que a teoria da dádiva permite reconhecer diversos fenômenos sociais presentes no território, com ênfase no ator, e como isto é importante para o desenvolvimento da região. Permitiu, também, perceber a importância de se estudar os mercados sob o angulo econômico, sociológico, histórico, ou seja, como construções sociais, pois, no caso das feiras, foram identificados alguns símbolos trocados, o que viabilizou criar um olhar para além do utilitarismo e compreender como ocorre a dinâmica de desenvolvimento do território e a existência e a manutenção das feiras.

Biografia do Autor

Anderson Luis do Espirito Santo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorando em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor da  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Douglas Josiel Voks, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor e Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado
2020-11-06
Como Citar
SantoA., & VoksD. (2020). Contribuição da Teoria da Dádiva para os Estudos Territoriais. Desenvolvimento Em Questão, 18(53), 72-90. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.72-90
Seção
Artigos