Aprendizagem de Competências além da Sala de Aula: o papel dos programas extracurriculares
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.249-266Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional; Competências Profissionais; Ensino em Administração, Programas Extracurriculares.Resumo
O objetivo desta pesquisa qualitativa foi identificar e analisar as semelhanças e diferenças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências de estudantes, participantes nos programas extracurriculares Empresa Júnior (EJ), Iniciação Científica (IC) e Programa de Educação Tutorial (Pet). A investigação foi realizada com 15 estudantes dos cursos de graduação em Administração, matutino e noturno, da Universidade Federal do Espírito Santo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio do protocolo de análise qualitativa proposto por Gibbs (2009). Os achados sugerem que os processos de aprendizagem, vistos sob as lentes das aprendizagens situada, social, informal e incidental, contribuíram com o desenvolvimento de competências sociais, de gestão, de resolução de problemas, de comunicação e de investigação científica. Esta pesquisa destaca a importância dos programas extracurriculares como recursos que potencializam o desenvolvimento de competências dos estudantes. Isso ocorre, em grande medida, porque esses programas proporcionam a possibilidade de os estudantes realizarem a aproximação entre teoria e prática, contribuindo para o preenchimento das lacunas de formação existentes no modelo tradicional de ensino/aprendizagem universitário, baseada na transmissão/reprodução de conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).