Aprendizagem de Competências além da Sala de Aula: o papel dos programas extracurriculares

  • Roberto Rodrigues de Souza Júnior Centro Estadual de Ensino Técnico Talmo Luiz Silva
  • Rubens de Araújo Amaro Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional; Competências Profissionais; Ensino em Administração, Programas Extracurriculares.

Resumo

O objetivo desta pesquisa qualitativa foi identificar e analisar as semelhanças e diferenças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências de estudantes, participantes nos programas extracurriculares Empresa Júnior (EJ), Iniciação Científica (IC) e Programa de Educação Tutorial (Pet). A investigação foi realizada com 15 estudantes dos cursos de graduação em Administração, matutino e noturno, da Universidade Federal do Espírito Santo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio do protocolo de análise qualitativa proposto por Gibbs (2009). Os achados sugerem que os processos de aprendizagem, vistos sob as lentes das aprendizagens situada, social, informal e incidental, contribuíram com o desenvolvimento de competências sociais, de gestão, de resolução de problemas, de comunicação e de investigação científica. Esta pesquisa destaca a importância dos programas extracurriculares como recursos que potencializam o desenvolvimento de competências dos estudantes. Isso ocorre, em grande medida, porque esses programas proporcionam a possibilidade de os estudantes realizarem a aproximação entre teoria e prática, contribuindo para o preenchimento das lacunas de formação existentes no modelo tradicional de ensino/aprendizagem universitário, baseada na transmissão/reprodução de conteúdo.

Biografia do Autor

Roberto Rodrigues de Souza Júnior, Centro Estadual de Ensino Técnico Talmo Luiz Silva

 

1º autor: Roberto Rodrigues de Souza Júnior

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. 

Professor de Ensino Profissional e Tecnológico do curso de administração no Centro Estadual de Ensino Técnico – CEET Talmo Luiz Silva.
Rua Padre Anchieta, 250 – Vila Nova de Cima, João Neiva – ES, 29680-000 - (27) 3258-3451 | (27) 99607-0597

e-mail: robertjrmt@gmail.com

Rubens de Araújo Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Rubens de Araújo Amaro

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor e pesquisador do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. 

Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.

Av. Fernando Ferrari, Goiabeiras, 29075910 - Vitória, ES – Brasil - Telefone: (27) 40092599.

e-mail: amaroeduc@yahoo.com.br

Publicado
2020-08-21
Como Citar
Souza JúniorR., & AmaroR. (2020). Aprendizagem de Competências além da Sala de Aula: o papel dos programas extracurriculares. Desenvolvimento Em Questão, 18(52), 249-266. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.249-266