Das Falas às Paisagens: Traduzindo o Rural de Pinheiro Machado – RS

FROM TALKS TO LANDSCAPES: TRANSLATING RURAL DE PINHEIRO MACHADO – RS

Autores

  • Cecília Tayse Muniz Teixeira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Amábile Tolio Boessio Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marco Antônio Verardi Fialho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.9272

Palavras-chave:

Rural. Paisagem. Discurso. Pertencimento

Resumo

No presente artigo objetivou-se realizar interpretações a respeito das relações entre a paisagem do rural, e o discurso que as famílias relatam sobre esse rural, bem como compreender a relação de pertencimento que as famílias têm com o lugar onde vivem e trabalham. O aporte tanto teórico como metodológico teve base nas ciências sociais, em especial na antropologia. Foram realizadas entrevistas com duas famílias, uma no 1º e outra no 3º Distritos de Pinheiro Machado, que se tratam de áreas imersas na zona sul do estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se como técnica de coleta de dados, a observação e entrevistas guiadas por um roteiro previamente estabelecido. Como reflexão, tem-se que as duas famílias estudadas nos dois distritos foram ilustrativas para compreensão das relações que são construídas no lugar em que vivem e trabalham, bem como a relação de pertencimento que se tem arraigado com seu passado de vida

Biografia do Autor

Cecília Tayse Muniz Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Aluna de doutorado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Amábile Tolio Boessio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Aluna do Doutorado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marco Antônio Verardi Fialho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Teixeira, C. T. M., Boessio, A. T., & Fialho, M. A. V. (2021). Das Falas às Paisagens: Traduzindo o Rural de Pinheiro Machado – RS: FROM TALKS TO LANDSCAPES: TRANSLATING RURAL DE PINHEIRO MACHADO – RS. Desenvolvimento Em Questão, 19(55), 7–21. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.9272