Das Falas às Paisagens: Traduzindo o Rural de Pinheiro Machado – RS
FROM TALKS TO LANDSCAPES: TRANSLATING RURAL DE PINHEIRO MACHADO – RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.9272Palavras-chave:
Rural. Paisagem. Discurso. PertencimentoResumo
No presente artigo objetivou-se realizar interpretações a respeito das relações entre a paisagem do rural, e o discurso que as famílias relatam sobre esse rural, bem como compreender a relação de pertencimento que as famílias têm com o lugar onde vivem e trabalham. O aporte tanto teórico como metodológico teve base nas ciências sociais, em especial na antropologia. Foram realizadas entrevistas com duas famílias, uma no 1º e outra no 3º Distritos de Pinheiro Machado, que se tratam de áreas imersas na zona sul do estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se como técnica de coleta de dados, a observação e entrevistas guiadas por um roteiro previamente estabelecido. Como reflexão, tem-se que as duas famílias estudadas nos dois distritos foram ilustrativas para compreensão das relações que são construídas no lugar em que vivem e trabalham, bem como a relação de pertencimento que se tem arraigado com seu passado de vida
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).