Juventudes Rurais: projetos de emancipação social
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.33-54Palavras-chave:
Juventude rural, migrações rurais, desenvolvimento regional, desenvolvimento territorial.Resumo
Este artigo analisa diferenciados projetos de jovens rurais para a construção de seus processos de emancipação social. O estudo de caso foi realizado em municípios do Território da Região Central do Rio Grande do Sul, com produção de dados qualitativos e quantitativos. Os jovens rurais vivenciam distintas problemáticas e constroem diferenciados projetos de emancipação social, que passam pela vinculação nas instituições escolares, incorporação no trabalho assalariado e reprodução social na agricultura familiar. A precariedade material e a desvalorização das condições de vida e trabalho na agricultura limitam a permanência de jovens no meio rural e a construção social de sucessores na agricultura familiar.
Palavras-chave: Juventude rural, migrações rurais, desenvolvimento regional, desenvolvimento territorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).