Desenvolvimento a Partir da Perspectiva Territorial

Autores

  • Valdir Roque Dallabrida
  • Dieter Rugard Siedenberg
  • Victor Ramiro Fernández

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2004.4.33-62

Resumo

As diferentes abordagens contemporâneas que tangenciam o enfoque do desenvolvimento a partir da perspectiva territorial podem ser classi icadas em duas grandes vertentes do chamado novo regionalismo: a vertente globalista e a vertente regionalista. Alguns autores têm preferido enfocar as abordagens regionalistas, de forma exageradamente otimista, merecendo serem analisadas criticamente. Apesar disto, é possível visualizar um cenário de respostas alentadoras aos desafios da territorialização do desenvolvimento, na medida em que mereçam um destaque as diferentes formas de organização socioterritorial, a inovação coletiva territorial, além da necessária reconsideração do papel do Estado. Assim, abre-se a possibilidade de que trajetórias progressivas de desenvolvimento territorial possam ser gestadas e geridas a partir da ação articulada de atores públicos e privados.

Biografia do Autor

Valdir Roque Dallabrida

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela UNISC. Professor da Unijui.

Dieter Rugard Siedenberg

Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento da Unijui.

Victor Ramiro Fernández

Doutor em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Madrid. Membro do Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Tecnicas (Conicet), Argentina.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Dallabrida, V. R., Siedenberg, D. R., & Fernández, V. R. (2011). Desenvolvimento a Partir da Perspectiva Territorial. Desenvolvimento Em Questão, 2(4), 33–62. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2004.4.33-62

Edição

Seção

Artigos