O Comportamento da Receita Pública Municipal: Um Estudo de Caso no Município de Santa Maria (RS)

Autores

  • Cristiano Sausen Soares Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Silvia Amélia Mendonça Flores Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.312-338

Palavras-chave:

Receitas Públicas, Receitas Próprias, Receitas de Transferência

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar o comportamento das receitas municipais e as possíveis ações de governo, de acordo com os gestores municipais, que podem explicar a variação das receitaspróprias. Para compreender o comportamento da receita pública do município, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo onde foram analisados dados secundários do período de 2004 a 2011. Além disso, foram realizadas entrevistas não estruturadas com especialistas, como superintendentes, gerentes e fiscais de arrecadação. Os resultados demonstraram uma elevação nas receitas do município, principalmente a partir do ano de 2008. Quanto às receitas próprias, verificou-se que a maior elevação ocorreu com o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), chegando a 90,5% durante o período. Quanto às receitas transferidas pela união e estados, nota-se a maior participação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com uma elevação de 50,58%. Ressalta-se ainda a elevação significativa do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), com 118,47% no período. Segundo os entrevistados, a partir de 2008, ocorreu aumento das matrículas escolares no município, ocasionando a maior participação no Fundo. De modo geral, notou-se que, ao longo dos anos, a receita pública do município vem crescendo, sendo este comportamento atribuído a ações de governo visando à sua elevação. Devido às limitações desta pesquisa, sugere-se a realização de outros estudos comparativos com outros municípios brasileiros.

Biografia do Autor

Cristiano Sausen Soares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professor no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Silvia Amélia Mendonça Flores, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestre em Administração pela UFSM e Professora na Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2014-01-07

Como Citar

Soares, C. S., Flores, S. A. M., & Coronel, D. A. (2014). O Comportamento da Receita Pública Municipal: Um Estudo de Caso no Município de Santa Maria (RS). Desenvolvimento Em Questão, 12(25), 312–338. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.312-338

Edição

Seção

Artigos