Segmento de Petróleo e Gás: Um Estudo sobre Inovação no Contexto da Dimensão Soluções
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.230-259Palavras-chave:
Inovação, Solução Complementar, Integração de Recursos, Petróleo e Gás, Mossoró.Resumo
Otrabalho objetivou mensurar o grau de Inovação denominado por meio do modelo Radarda Inovação de Bachmann e Destefan (2011) e, especificamente em torno daDimensão Soluções. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa de campodescritiva, cuja coleta de dados se deu através da observação direta extensiva,mediante a aplicação de um Formulário como instrumento de pesquisa, sobre ouniverso de 13 empresas atuantes no segmento de Petróleo e Gás (P&G), emMossoró/RN. Dentre os principais resultados tem-se a percepção das lacunasdeixadas pelo Radar de Inovação, que foca na evidência da inovação, mas nãorevela o processo, gerenciamento e dificuldades para a elaboração da solução.Conclui-se que, embora o Radar de Inovação gere indicadores analíticos para oestudo da inovação, naquela Dimensão, pode levar a uma compreensão limitada daspráticas de inovação da empresa por não fornecer informações sobre a eficiênciadestas, carecendo, portanto, de meios adicionais para sua apreciação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.