Segmento de Petróleo e Gás: Um Estudo sobre Inovação no Contexto da Dimensão Soluções

Autores

  • Thales Gleyson Medeiros Silva CNPQ/Sebrae-RN
  • Richard Medeiros de Araújo CNPQ/Sebrae-RN

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.230-259

Palavras-chave:

Inovação, Solução Complementar, Integração de Recursos, Petróleo e Gás, Mossoró.

Resumo

Otrabalho objetivou mensurar o grau de Inovação denominado por meio do modelo Radarda Inovação de Bachmann e Destefan (2011) e, especificamente em torno daDimensão Soluções. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa de campodescritiva, cuja coleta de dados se deu através da observação direta extensiva,mediante a aplicação de um Formulário como instrumento de pesquisa, sobre ouniverso de 13 empresas atuantes no segmento de Petróleo e Gás (P&G), emMossoró/RN. Dentre os principais resultados tem-se a percepção das lacunasdeixadas pelo Radar de Inovação, que foca na evidência da inovação, mas nãorevela o processo, gerenciamento e dificuldades para a elaboração da solução.Conclui-se que, embora o Radar de Inovação gere indicadores analíticos para oestudo da inovação, naquela Dimensão, pode levar a uma compreensão limitada daspráticas de inovação da empresa por não fornecer informações sobre a eficiênciadestas, carecendo, portanto, de meios adicionais para sua apreciação.

Biografia do Autor

Thales Gleyson Medeiros Silva, CNPQ/Sebrae-RN

Analista de Sistemas graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi (2010), e especialização lato senso em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente trabalha como bolsista de expansão do CNPQ/Sebrae no Programa Agentes Locais de Inovação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e aplicação de metodologias, como o MPS-BR, bem como, em ISO 9001:2008, na qual é Auditor Líder (Lead Assessor) com acreditação internacional RABQSA. Trabalhou por vários anos em serviços especiais (logging e perforating) na prospecção e produção na indústria petrolífera, e já atuou no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) como instrutor em área de informação, gestão e negócios.

Richard Medeiros de Araújo, CNPQ/Sebrae-RN

Doutor em Administração pelo PPGA/UFRN (2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e possui Bacharelado em Administração pela Universidade Potiguar (2002). Especializou-se em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do RN (2004). Compõe a equipe de avaliadores convidados da FUCAPE (ES). É Avaliador dos Periódicos INTERFACE, Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios, CESUMAR , RAunP, Revista HOLOS, Revista Organizações Rurais e Agroindustriais, Revista Gestão Pública: Práticas e Desafios e da REGES (UFPI) . Exerce a função de Analista Administrativo da Companhia Nacional de Abastecimento do Governo Federal . Professor do CST em GTI do UNIFACEX. Compõe o BAsis/INEP/MEC como Avaliador de Cursos. Editor Chefe do Periódico Carpe Diem. Tem experiência na área de administração, com ênfase em mercadologia e gestão pública, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: administração, estratégias de marketing, metodologia da pesquisa, comportamento do consumidor, serviços e qualidade. Além do contexto do Marketing existe ainda interesse em trabalhar as temáticas ligadas às Políticas Públicas enfocando processos de agenda, formulação e de avaliação de programas governamentais.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Silva, T. G. M., & Araújo, R. M. de. (2014). Segmento de Petróleo e Gás: Um Estudo sobre Inovação no Contexto da Dimensão Soluções. Desenvolvimento Em Questão, 12(26), 230–259. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.230-259

Edição

Seção

Artigos