Efeito do Acesso aos Recursos no Desempenho da Empresa: Evidências para o Setor Metal-mecânico no Contexto de Aglomeração Territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.288-306

Palavras-chave:

Recursos. Acesso aos recursos. Desempenho. Aglomeração territorial. Setor metal-mecânico.

Resumo

O acesso aos recursos são fatores fundamentais para melhorar o desempenho. Este estudo tem como objetivo investigar o efeito do acesso aos recursos no desempenho das empresas do setor metal-mecânico, em contexto de aglomeração territorial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, sendo realizada uma survey com 73 empresas do setor metal-mecânico. Na análise de dados utilizou-se a técnica de regressão linear múltipla. Os resultados demostram que os recursos físicos e organizacionais influenciam positivamente o desempenho, já os recursos financeiros e humanos não exercem influência sobre o desempenho das empresas.

Biografia do Autor

Claudionor Guedes Laimer, Faculdade Meridional (Imed)

Pós-doutorado em Administração pela Universidad de Zaragoza (Espanha). Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com doutorado-sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa (Portugal). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí. Especialista em Moderna Gestão Empresarial pela Universidade de Passo Fundo. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da IMED Business School.

Adrieli Cecchin Fortuna, Faculdade Meridional (Imed)

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional - IMED. Graduada em Administração pela Faculdade Meridional - IMED.

Viviane Rossato Laimer, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Pós-Doutora pela Universidad de Zaragoza (Espanha), Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul com doutorado sanduíche na Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), Mestre em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo, Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis e Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo. Professora e pesquisadora da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Laimer, C. G., Fortuna, A. C., & Laimer, V. R. (2020). Efeito do Acesso aos Recursos no Desempenho da Empresa: Evidências para o Setor Metal-mecânico no Contexto de Aglomeração Territorial. Desenvolvimento Em Questão, 18(53), 288–306. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.288-306

Edição

Seção

Artigos