Determinantes do Desempenho dos Participantes da Prova do Enem: Evidências para o Rio Grande Do Sul
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.352-368Mots-clés :
desempenho escolar, ENEM, regressão quantílicaRésumé
O estudo da diferença do desempenho escolar entre a escola pública e a privada se mostra importante às políticas públicas, principalmente as que relacionam políticas sociais para o ingresso no ensino superior. Desta forma, o trabalho propõe-se a averiguar a ocorrência de diferenças entre os ensinos público e privado, no estado do Rio Grande do Sul, a partir do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio, no ano de 2017. Para isso aplicou-se a modelagem de regressão quantílica decomposta em quartis à distribuição condicional da proficiência. Os resultados se mostraram favoráveis ao desempenho dos alunos de escolas privadas, de forma crescente, para os quartis, e que possuem melhores condições socioeconômicas familiares como renda e mãe com formação no ensino superior. Evidências que demandam políticas públicas de equalização de possibilidades ao acesso ao ensino superior como forma de minimizar as crescentes desigualdades educacionais.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).