Dinâmica das relações dos trabalhadores migrantes nordestinos no Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba, MG, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10399

Palavras-chave:

Violência Simbólica. Migrantes Nordestinos. Espaço Social. Consumo. Signos.

Resumo

Este artigo propõe demonstrar o processo de construção e reprodução das múltiplas identidades e sociabilidades existentes entre os trabalhadores assalariados, de origem nordestina, que migraram para Ituiutaba, Minas Gerais, e dos moradores locais. A migração desses trabalhadores é de caráter pendular e, às vezes definitiva, sendo motivada pela oferta de empregos no complexo sucroenergético, principal atividade econômica do município. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa tem por base inicial a revisão bibliográfica para a busca de referenciais para o entendimento do fenômeno e também para a construção de referencial teórico articulado às demais etapas do estudo, tais como o levantamento de dados de fontes primárias por meio da realização de trabalho de campo e entrevistas, cujo objetivo foi identificar e dar voz aos sujeitos sociais envolvidos nas migrações, possibilitando examinar as relações dos migrantes com o uso de tecnologias, educação e relações de trabalho. Destaca-se que as entrevistas, bem como a identificação dos sujeitos e o uso de suas falas, foi autorizada mediante assinatura de termo de consentimento. Sendo assim, buscamos, por meio das ferramentas, isto é, pelos conceitos nomeados, aliar teoria e realidade ao procurar compreender a imbricação entre os eventos concretos materiais e imateriais e a análise, ou seja, aquilo praticado cotidiana e geograficamente pelos sujeitos teorizando-a. Isso implica buscar refazer, invariavelmente, a teoria com a prática e vice-versa, numa revisão teórico-empírica dos fenômenos, enfim, das relações socialmente produzidas aqui, e, em especial, pela e na dinâmica migratória. Como resultado da pesquisa temos a criação de novas denominações locais, como “tijucanos” e “alagoanos”, que refletem a segregação socioespacial entre moradores locais e migrantes.

Biografia do Autor

Daniel Féo Castro de Araújo, Universidade de Brasília (UnB)

Possui Graduação em Geografia e Mestrado em Ciências Sociais ênfase em Sociologia, Ciência Política e Antropologia cursados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília (UnB).Desenvolve pesquisas na área de Geografia Agrária, Econômica e Regional com ênfase nos seguintes temas: Modernização territorial, dinâmica dos lugares, redes e circuitos espaciais de produção, circuitos da economia urbana, região e regionalização, regiões agrícolas, agronegócio e dinâmicas territoriais, urbanização e agronegócio, globalização e política.

Fernando Luiz Araújo Sobrinho, Universidade de Brasilia (UnB)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Universidade de Brasília (UnB).

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Atualmente é membro do núcleo docente estruturante do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, professor associado I da Universidade de Brasília e coordenador geral do curso geografia ead uab da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, turismo, geografia do distrito federal e entorno, desenvolvimento urbano e Brasília.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Araújo, D. F. C. de, & Araújo Sobrinho, F. L. (2022). Dinâmica das relações dos trabalhadores migrantes nordestinos no Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba, MG, Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e10399. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10399

Edição

Seção

Artigos