Importância Socioeconômica da Integração Avícola para os Produtores da Mesorregião Oeste do Paraná

Autores

  • Ivanete Daga Cielo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Weimar Freire da Rocha Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Fernanda Cristina Sanches-Canevesi Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.329-347

Palavras-chave:

Agronegócio. Avicultura. Sistema agroindustrial.

Resumo

A avicultura é um setor em expansão e representativo para a economia Brasileira. No Estado do Paraná (maior produtor e exportador de carne de frango do país) o sistema agroindustrial (SAG) assume maior destaque representando 11% do valor bruto da produção do agronegócio. Este SAG é também o maior gerador de emprego e renda do agronegócio paranaense, contribuindo para o aumento significativo da economia estadual. Ademais, dos setores do agronegócio, a avicultura é o que tem maior potencial de geração de empregos haja vista que demanda muita mão de obra para produção e industrialização. Nesse cenário, como objetivo central, esse estudo buscou investigar os impactos socioeconômicos da atividade avícola para produtores de frango de corte da Mesorregião Oeste Paranaense (MROP), bem como, identificar o perfil e características desses sujeitos. Para tanto, este estudo de cunho qualitativo, reflete os resultados de um questionário aplicado in loco a 133 avicultores da MROP. Os principais resultados apontam que a atividade é regida contratualmente entre produtores e agroindústrias pelo denominado sistema de integração avícola e composta pelo predomínio de produtores com pequenas propriedades. Estes, demonstram-se, de modo geral, satisfeitos, tanto em relação à lucratividade quanto à garantia do retorno sobre o investimento realizado em suas propriedades. De modo geral, os resultados apontam para um cenário favorável à avicultura na região estudada, avaliada de forma positiva pelos agentes envolvidos.

Biografia do Autor

Ivanete Daga Cielo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Weimar Freire da Rocha Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional & Agronegócio (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Fernanda Cristina Sanches-Canevesi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Cielo, I. D., Rocha Júnior, W. F. da, & Sanches-Canevesi, F. C. (2019). Importância Socioeconômica da Integração Avícola para os Produtores da Mesorregião Oeste do Paraná. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 329–347. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.329-347

Edição

Seção

Artigos