Regras Institucionais e Concentração de Beneficiários de Bolsas de Iniciação Científica Distribuídas entre Discentes da Universidade de Brasília
-
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.54.353-365Palavras-chave:
Efeitos do Programa de Iniciação Científica, Concentração, Índice de Herfindahl-HirschmanResumo
O estudo tem como propósito a análise da concentração de beneficiários do Programa de Iniciação Científica (ProIC) - por docente orientador e unidades acadêmicas da Universidade de Brasília (UnB) de 2004 a 2018. Apresenta-se uma análise por meio do Índice de Herfindahl-Hirschman (HH). O índice é frequentemente utilizado para verificar a concentração industrial, mas adaptado para o contexto de uma instituição de ensino. O propósito é investigar o alcance e uso do programa de Iniciação Científica na UnB como ferramenta de incentivo à pesquisa de forma transversal a todos as áreas de conhecimento. Os resultados indicam que a concentração média não é elevada. No entanto, ao avaliar os índices por ano, percebem-se padrões distintos e a influência de instrumentos institucionais utilizados para selecionar os participantes do programa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).