PARALELO ENTRE A TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE DE JOHN RAWLS E A IGUALDADE DE CAPACIDADES DE AMARTYA SEN

PARALLEL BETWEEN JOHN RAWLS’ JUSTICE AS FAIRNESS AND AMARTYA SEN’S CAPACITY EQUALITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.12202

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Distribuição de justiça, Justiça social, Justiça como equidade

Resumo

A teoria da justiça como equidade cunhada por John Rawls representa um marco no debate filosófico e político acerca da distribuição da justiça. Em uma abordagem que se cinge com a teoria da justiça como equidade, Amartya Sen aponta que as liberdades individuais e coletivas devem ser priorizadas em relação ao desenvolvimento econômico. Pretende-se com esta pesquisa abordar o paralelo existente entre a teoria da justiça de John Rawls e Amartya Sen, a partir das críticas feitas por Sen à teoria formulada por Rawls. O problema imanente à pesquisa concentra-se, assim, nos seguintes termos: quais as semelhanças e contraposições entre a teoria da justiça como equidade de John Rawls e a justiça focada nas realizações de Amartya Sen? Para desenvolver a pesquisa qualitativa, utiliza-se o método dedutivo, com a análise de conceitos e premissas da literatura científica acerca dos temas pesquisados, mediante pesquisa teórica orientada pela leitura de livros e de artigos publicados em revistas científicas. A hipótese associada ao questionamento formulado indica que, para Sen, enquanto uma teoria da justiça de abordagem transcendental, como é a de Rawls, pretende entender o que seriam as instituições perfeitamente justas, a sua abordagem de comparação focada em realizações quer encontrar respostas para a questão de como a justiça pode ser promovida.

Biografia do Autor

Irenice Tressoldi, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestranda em Direitos Fundamentais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pós-graduada em Direito Público pela Faculdade Damásio (2018). Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito de Francisco Beltrão (2009).

Robison Tramontina, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Coordenador do Programa de Pós - Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC- CAPES 4). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS ( CAPES 6). Professor de Filosofia do Direito, Argumentação Jurídica e Teorias da Justiça. Atua na Linha de Pesquisa: Fundamentos Filosóficos dos Direitos Humanos/Fundamentais e Teorias da Justiça. Os principais temas de pesquisa são: a) Teorias da Justiça; b) Justiça Distributiva e os direitos fundamentais; c) Filosofia da Segurança Social, d) Fundamentos filosóficos do Mundo do Trabalho e e) Obrigações Políticas. Revisor de diversos periódicos. ORCID: 0000-0002-1852-4983.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Tressoldi, I., & Tramontina, R. (2021). PARALELO ENTRE A TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE DE JOHN RAWLS E A IGUALDADE DE CAPACIDADES DE AMARTYA SEN: PARALLEL BETWEEN JOHN RAWLS’ JUSTICE AS FAIRNESS AND AMARTYA SEN’S CAPACITY EQUALITY. Revista Direitos Humanos E Democracia, 9(18), 208–223. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.12202