A PLURALIDADE JURÍDICA DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Juliana Barbosa Torres Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Giselle Picorelli Yacoub Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Cibele Carneiro da Cunha M. Santos Universidade Federal Fluminense- UFF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.3.61-83

Resumo

Pensandoas modificações institucionais ocorridas nas últimas décadas e a atualtransformação da sociedade contemporânea, o presente estudo tem como objetivoanalisar e questionar o protagonismo que o Direito e as instituições jurídicasganharam diante das relações sociais e políticas na atualidade. O presenteartigo propõe um debate sobre a crescente atuação do Direito na sociedadecontemporânea, trabalhando, sobretudo, através da ótica dos meios alternativosde resolução de conflitos – um sistema plural de acesso à Justiça –, com destaque para a mediação.Importante destacar que tais meios não se postam em oposição ou exclusão doPoder Judiciário, servindo como uma possibilidade de redefinição e ampliaçãodas possíveis vias para adequação na busca pelos direitos.

Biografia do Autor

Juliana Barbosa Torres, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito - PPGSD/UFF. Pesquisadora do LAFEP/UFF.

Giselle Picorelli Yacoub, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorandae Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito - PPGSD/UFF.Pesquisadora do LAFEP/UFF. Professora do departamento de Direito Privado daUniversidade Federal Fluminense.

Cibele Carneiro da Cunha M. Santos, Universidade Federal Fluminense- UFF

Doutorandapelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito - PPGSD/UFF.Pesquisadora do LAFEP/UFF. Professora assistente do Centro de AssistênciaJudiciária da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2013-09-11

Como Citar

Torres, J. B., Yacoub, G. P., & Santos, C. C. da C. M. (2013). A PLURALIDADE JURÍDICA DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Direitos Humanos E Democracia, 2(3), 61–83. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.3.61-83

Edição

Seção

ARTIGOS