HABERMAS:EM DEFESA DA CORRELAÇÃO ENTRE DIREITO, MORAL E POLÍTICA NA ESFERA PÚBLICA

Autores

  • Kátia R. Salomão UNIVEL (União Educacional de Cascavel)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.4.193-217

Resumo

Resumo:O enfoque proposto tem como objeto os conceitos oriundos do direito que emHabermas é reconstruído por meio de sua crítica a Weber, com o fim de promoveruma discussão análoga ao princípio do discurso. Inicialmente, problematizou-senesse artigo, a reconstrução do conceito de direito, seguido pela abordagem dacrítica habermasiana do formalismo normativo versus aos princípios morais. Alémdisso, sequencialmente apresentaram-se as analogias de Habermas entrelegalidade e legitimidade, oriundas da esfera pública formal e informal. Porsua vez, a esfera pública é amparada numa associação direta com a noção derazão comunicativa e de direito, já que a legitimidade do direito emana dosconsensos produzidos discursivamente na esfera pública. Finalmente, apresentou-seno pensamento habermasiano a correlação intrínseca entre direito, moral epolítica, sendo a esfera pública o local de onde emanam os argumentosnormativos políticos e princípios deontológicos da justiça, que para Habermasorientam o processo de juridificação.  Palavras Chaves:Moral, Direito, Esfera Pública e Política.

Biografia do Autor

Kátia R. Salomão, UNIVEL (União Educacional de Cascavel)

Professoraassociada a Univel, onde atua no ensino de filosofia geral e seus desdobramentos. Possui especialização em Filosofia Política e Jurídica(UEL-2006), Mestrado na área de Filosofia (Unesp-2009), com ênfase em ética e filosofia política. Tem experiência na área de Filosofia Geral e Jurídica,Filosofia da Educação, Filosofia da Arte, Filosofia na Administração, Ética, Metodologia Científica e Hermenêutica Jurídica.

Downloads

Publicado

2014-01-19

Como Citar

Salomão, K. R. (2014). HABERMAS:EM DEFESA DA CORRELAÇÃO ENTRE DIREITO, MORAL E POLÍTICA NA ESFERA PÚBLICA. Revista Direitos Humanos E Democracia, 2(4), 193–217. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.4.193-217

Edição

Seção

ARTIGOS