O SER-NO-MUNDO E A POLÍTICA DA VIDA: QUESTÕES ACERCA DA DESCARTABILIDADE HUMANA E PLANETÁRIA

Autores

  • Darcisio Corrêa Unijui
  • Tobias Damião Corrêa Unijui

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2013.1.88-115

Resumo

O texto, a partir do pressuposto da finitude humana, aborda sucintamente as questões da ética, da cidadania e dos direitos humanos como referências teóricas para a abordagem da questão da descartabilidade do ser humano e do próprio planeta. Um dos eixos norteadores do artigo é a evolução das relações de trabalho num sistema de mercado globalizado e marcado pelo paradigma líquido-moderno. Conclui-se que a modernidade líquida, permeada pela flexibilidade, pela fluidez, pela mobilidade e pela fragmentação dos interesses coletivos afeta visivelmente o sentido do ser-no-mundo e da política da vida.

Biografia do Autor

Darcisio Corrêa, Unijui

Mestre e doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), docente do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e docente do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (Iesa).

Tobias Damião Corrêa, Unijui

Mestre na Linha de Pesquisa Direito, Cidadania e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), docente do Curso de Graduação em Direito do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Corrêa, D., & Corrêa, T. D. (2013). O SER-NO-MUNDO E A POLÍTICA DA VIDA: QUESTÕES ACERCA DA DESCARTABILIDADE HUMANA E PLANETÁRIA. Revista Direitos Humanos E Democracia, 1(1), 88–115. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2013.1.88-115

Edição

Seção

ARTIGOS