GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE PORTO VELHO

  • Oleides Francisca de Oliveira Universidade Federal de Rondônia - UNIR/RO
  • Nazaré Cristina Mendonça de Lima Universidade Federal de Rondônia - UNIR/RO
  • Patricia Pantoja dos Santos Universidade Federal de Rondônia - UNIR/RO

Resumo

RESUMO

Este artigo proporciona uma analise sobre gestão em Organizações do Terceiro Setor, tendo como estudo de caso a Associação Pestalozzi de Porto Velho/RO. Essa organização é influenciada pela pedagogia de Joham Pestalozzi, que exerceu um trabalho assistencialista focado na sociedade menos favorecida. Desta forma o objetivo geral deste trabalho foi abordar a importância da gestão no terceiro setor, em uma entidade que atende pessoas com necessidades educativas especiais. Observando aos objetivos específicos, de apresentar a divisão de gestão de forma estrutural e organizacional, bem como de levantar como são desenvolvidas as atividades exclusivas de aptidão individual e a inclusão desses indivíduos na sociedade e no mercado de trabalho. O procedimento metodológico utilizado nesta pesquisa para atender aos objetivos, bem como a analise da gestão nessa Associação, iniciou-se pela pesquisa bibliográfica, de forma descritiva e pela pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturada de forma a conhecer o processo de gestão na Associação Pestalozzi. Como resultado, o estudo aponta que a gestão do terceiro setor, nesta Pestalozzi, vem sendo feita de forma eficiente, atingindo suas metas a que se propuseram, além de ajudar em vários segmentos da sociedade que vê, no seu desenvolvimento, a saída de enigmas sociais.

Biografia do Autor

Oleides Francisca de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR/RO
Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC/RS. Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Docente do curso de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Rondônia UNIR/RO.
Nazaré Cristina Mendonça de Lima, Universidade Federal de Rondônia - UNIR/RO
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia. Trabalha no Banco HSBC/PVH/RO.
Patricia Pantoja dos Santos, Universidade Federal de Rondônia - UNIR/RO
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia. Trabalha no Escritório de Contabilidade ALPHA.
Publicado
2014-08-11
Como Citar
Oliveira, O., Lima, N., & Santos, P. (2014). GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE PORTO VELHO. Revista Direitos Humanos E Democracia, 2(4), 166-192. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.4.166-192
Seção
ARTIGOS