CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O INATISMO DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS: APORTES PARA A DIGNADE HUMANA

Autores

  • Leilane Serratine Grubba

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2013.1.192-228

Resumo

Este artigo tem por objeto a epistemologia empirista metafísica e imaterialista de George Berkeley. Nesse sentido, objetivou investigar a crítica de Berkeley à abstração das ideias e a sua concepção imaterialista em frente ao desafio dos direitos humanos, ou seja, da vida digna. O artigo problematizou epistemologicamente o pensamento imaterialista de Berkeley e a necessidade da epistemologia materialista dos direitos humanos. Diante disso, em primeiro lugar, foi apresentada a teoria George Berkeley e a sua crítica à abstração das ideias. Para ele, as ideias abstratas não podem ser concebidas, Sequencialmente, foi analisada a concepção imaterialista de Berkeley, para a qual o mundo material não existe e o homem conhece apenas as suas sensações. Por fim, foi apresentada a ideia da materialidade como fundamento da vida digna, enquanto contraposição ao pensamento imaterialista de Berkeley. Considerou-se que os direitos humanos devem ser entendidos contextualmente, de modo a garantir a dignidade imanente e à satisfação das necessidades.

Biografia do Autor

Leilane Serratine Grubba

Doutoranda em Direito (UFSC/PPGD). Mestre em Direito (UFSC/PPGD). Professora substituta de direito penal (UFSC/DIR). Bolsista CNPq. Pesquisadora do projeto de pesquisa NECODI/UFSC/DIR. Autora de livro e diversos artigos nas áreas de Direitos Humanos, Epistemologia Jurídica e Direito e Literatura.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Grubba, L. S. (2013). CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O INATISMO DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS: APORTES PARA A DIGNADE HUMANA. Revista Direitos Humanos E Democracia, 1(1), 192–228. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2013.1.192-228

Edição

Seção

ARTIGOS