A GLOBALIZAÇÃO, O DECLÍNIO DA SOBERANIA DO ESTADO E A CRISE ECONÔMICA DE 2007/2008: A NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE GOVERNANÇA ECONÔMICA GLOBAL

Autores

  • Gilmar Antonio Bedin Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Argemiro Luis Brum Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Márcia Nair Cerdote Pedroso Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2013.1.229-249

Resumo

Resumo: O presente artigo demonstra que há uma grande vinculação entre o fenômeno da globalização, o declínio da soberania dos Estados e a conformação da crise econômica de 2007/2008. Neste sentido, o texto destaca que a fragilização da soberania dos Estados fortaleceu os fluxos econômicos globais. Por isso, o artigo chama a atenção para a necessidade de criação de um sistema de governança econômica global e, em consequência, destaca a importância da fixação de regras e de procedimentos para a regulação do mercado e para tornar mais efetivos os controles dos fluxos econômicos globais. Na parte final, o texto defende que este sistema de governança econômica global se alicerce numa estrutura multilateral e represente os interesses dos Estados, das populações e dos mercados.

Palavras-chave: Estado. Soberania. Globalização. Crise Econômica. Governança Global.

 

Biografia do Autor

Gilmar Antonio Bedin, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Dirieto do Estado. Professor Permanente do Curso de Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ e Professor Colaborar da URI.

Argemiro Luis Brum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris (França) e Professor Permanente do Curso de Mestrado em Desenvolvimento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. É autor, entre outras obras, de “Economia Internacional”.

Márcia Nair Cerdote Pedroso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Economista e Especialista em Pensamento Político Brasileiro pela UFSM. Aluna do Curso de Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUI/RS. Bolsista PROSUP/CAPES.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Bedin, G. A., Brum, A. L., & Cerdote Pedroso, M. N. (2013). A GLOBALIZAÇÃO, O DECLÍNIO DA SOBERANIA DO ESTADO E A CRISE ECONÔMICA DE 2007/2008: A NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE GOVERNANÇA ECONÔMICA GLOBAL. Revista Direitos Humanos E Democracia, 1(1), 229–249. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2013.1.229-249

Edição

Seção

ARTIGOS