TRABALHADORES MIGRANTES HAITIANOS NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL (BRASIL): INTEGRAÇÃO E TRABALHO

Autores

  • Thaís Janaina Wenczenovicz UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Rodrigo Espiuca Faculdade Anglicana de Erechim

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2015.6.213-243

Resumo

O devido artigo trata da integração dos Imigrantes Haitianos junto à sociedade brasileira – mais especificamente na região norte do Rio Grande do Sul (Brasil) - tendo em vista sua relação junto as dimensões materiais e concepções das diretrizes do trabalho. Nesse sentido, pretende-se demonstrar os fatores que impulsionaram o deslocamento desses imigrantes e o processo de adaptação no Sul do Brasil, bem como em que medida as políticas de imigração ameaçam a manutenção dos Direitos Humanos de indivíduos provenientes de países com histórico de dependência e intransigência aos Direitos Fundamentais Civis e Sociais em seu país de origem. Tal condição corrobora na análise entre as políticas de integração e negação aos Direitos Humanos. Ao longo dos últimos vinte anos, o Brasil adotou uma série de novas políticas voltadas à gestão dos movimentos transfronteiriços e aos imigrantes no Brasil, políticas estas que respondem não somente ao ativismo dos migrantes e seus aliados, mas também à estratégia da política externa brasileira. Como procedimento metodológico, o devido trabalho utiliza-se da pesquisa bibliográfica acompanhado da descrição e interpretação da realidade dos sujeitos na compreensão da temática abordada tendo utilizado a técnica de Grupo focal. Para representar os dados a partir de uma perspectiva mais próxima do sujeito, foram utilizados fragmentos das entrevistas e análise de discurso.

Biografia do Autor

Thaís Janaina Wenczenovicz, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Docente Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Professora Colaboradora do Programa de Pesquisa e Extensão e Pós-Graduação em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC.

Rodrigo Espiuca, Faculdade Anglicana de Erechim

Advogado, Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília, professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação das Faculdades Anglicanas de Erechim e de Tapejara/Brasil.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Como Citar

Wenczenovicz, T. J., & Espiuca, R. (2015). TRABALHADORES MIGRANTES HAITIANOS NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL (BRASIL): INTEGRAÇÃO E TRABALHO. Revista Direitos Humanos E Democracia, 3(6), 213–243. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2015.6.213-243

Edição

Seção

ARTIGOS