COSMOPOLITISMO E GOVERNANÇA TRANSNACIONAL AMBIENTAL: UMA AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Paulo Márcio Cruz UNIVALI
  • Zenildo Bodnar

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2016.7.239-257

Resumo

Neste artigo são analisados os desafios e perspectivas da governança transnacional ambiental a partir dos aportes teóricos sobre o cosmopolitismo, principalmente de Ulrich Beck. O artigo inicia com reflexões sobre os desafios globais da governança transnacional ambiental; prossegue com uma análise crítica do nacionalismo metodológico e é finalizado com reflexões sobre o cosmopolitismo e seus reflexos na governança global. A pesquisa constitui-se em um ensaio teórico, realizado a partir de pesquisa bibliográfica para a busca de subsídios aos argumentos de abordagem indutiva.

Biografia do Autor

Paulo Márcio Cruz, UNIVALI

Pós-Doutor em Direito do Estado pela Universidade de Alicante, na Espanha, Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Instituições Jurídico-Políticas também pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em seus cursos de Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica. Foi Secretário de Estado em Santa Catarina e Vice-reitor da UNIVALI. É professor visitante nas universidades de Alicante, na Espanha, e de Perugia, na Itália. Sua obra versa, principalmente, sobre Direito Constitucional, Ciência Política, Direito e Transnacionalidade e Direito e Sustentabilidade. Realizou Estágio Sênior na Universidade de Perugia - Itália, de agosto de 2014 a maio de 2015, com pesquisa sobre o tema A SUSTENTABILIDADE E A PPREMISSA TECNOLÓGICA COMO UMA DE SUAS PREMISSAS. (pcruz@univali.br) Dirección: Rua Uruguai, 458, bloco D1, sala 420, Bairro Centro. Itajaí – SC. Brasil.

Zenildo Bodnar

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), Mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2003); Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU - Cidade) pela UFSC na linha de pesquisa Meio Ambiente e Planejamento Urbano; Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Pós Doutorado em Direito Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina e Pós Doutorado em Direito Ambiental na Universidade de Alicante (Espanha). Registrador de Imóveis em Videira - SC. Professor dos Programas de Doutorado e Mestrado na Universidade do Vale do Itajaí (SC) - UNIVALI (SC, Brasil). E-mail: zenildo@univali.br.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

Cruz, P. M., & Bodnar, Z. (2016). COSMOPOLITISMO E GOVERNANÇA TRANSNACIONAL AMBIENTAL: UMA AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Direitos Humanos E Democracia, 4(7), 239–257. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2016.7.239-257

Edição

Seção

ARTIGOS