VIOLÊNCIA VELADA: A HISTÓRIA DE PESCADORAS EMBARCADAS CONTADA POR ROSE MARY GERBER

Autores

  • Patricia Jung
  • Arlene Anelia Renk Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2016.7.258-266

Resumo

Em “Mulheres e o mar: pescadoras embarcadas, no litoral de Santa Catarina, sul do Brasil”, de forma envolvente e apaixonada pela temática, e justamente por isso quase sob a forma de um romance, Rose Mary Gerber apresenta um estudo etnográfico realizado nas cidades de Governador Celso Ramos, São Francisco do Sul e Balneário Barra Sul com 22 pescadoras. O objetivo da pesquisa, que decorre de sua tese de doutoramento, se consistituiu em investigar a existência de pescadoras embarcadas (em mar), e a partir disso a análise da realidade em que estão envoltas; incorrendo por reflexo, em um processo de visibilização da mulher na atividade pesqueira, seja ela embarcada ou em terra.

Biografia do Autor

Patricia Jung

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Bacharel em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Mestranda em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Arlene Anelia Renk, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Professor Titular

Doutora e Mestre em Antropologia pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, respectivamente, em 1997 e 1990. Graduada em Letras pela UFPr. Professora titular da Unochapecó. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, na Linha Sociedade, Ambiente e Sustentabilidade. Integra o Núcleo de Stricto Sensu em Direito da Unochapecó, no Grupo de Pesquisa. Direito, Democracia e Participação Cidadã. Tem experiência em pesquisa e orientação na área de cidadania, socioambientalismo, antropologia rural, territorialidades, participação e controle social.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

Jung, P., & Renk, A. A. (2016). VIOLÊNCIA VELADA: A HISTÓRIA DE PESCADORAS EMBARCADAS CONTADA POR ROSE MARY GERBER. Revista Direitos Humanos E Democracia, 4(7), 258–266. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2016.7.258-266

Edição

Seção

RESENHAS