A morte do menino Italo e a letalidade de ações policiais na cidade de São Paulo: um estudo de caso

Autores

  • Valtecino Eufrásio Leal Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA
  • Geruza Silva de Oliveira Vieira Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA
  • Rildo Mourão Ferreira Centro Universitário de Anápolis UniEVANGELICA.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2017.10.243-263

Resumo

Objetiva este artigo, empreender uma análise da letalidade da ação policial que em acompanhamento tático, alvejou e vitimou com um tiro o menino Italo de Jesus Ferreira Siqueira, 10 anos, em flagrante de ato infracional, consistente na subtração de um veículo. Na pesquisa, por meio da compilação de dados bibliográficos e eletrônicos, pretende-se deduzir e demonstrar que o uso da força policial não é uma opção matemática ou de aplicação pura e simples da justiça, especialmente na capital paulista onde as mortes por ações policiais entrecruzam-se com dilemas da legítima defesa dos próprios agentes de segurança pública e da sociedade cada vez mais sitiada pela criminalidade que avassala os grandes centros urbanos. Conclui-se que os desafios nessa área, remontam à necessidade de densificação dos investimentos em efetivos e preparação policial, mas não se pode excluir do desdobramento causal a realidade humana do decidir em fração de segundos, nas ocasiões de confronto em que o stress do agir repentino pode significar a perda da vida do policial ou de pessoas à volta da crise enfrentada.

Biografia do Autor

Valtecino Eufrásio Leal, Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA

Professor Universitário. Servidor Público Federal. Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - Fadisp.

Geruza Silva de Oliveira Vieira, Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA

Professora Universitária. Doutora em Sociologia pela UFG.

Rildo Mourão Ferreira, Centro Universitário de Anápolis UniEVANGELICA.

Professor Universitário. Doutor em Ciências Sociais pela PUCSP.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Leal, V. E., Vieira, G. S. de O., & Ferreira, R. M. (2017). A morte do menino Italo e a letalidade de ações policiais na cidade de São Paulo: um estudo de caso. Revista Direitos Humanos E Democracia, 5(10), 243–263. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2017.10.243-263

Edição

Seção

ARTIGOS