OS EFEITOS ADVINDOS DA CONDENAÇÃO DO BRASIL NO CASO DAMIÃO XIMENES LOPES NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS POR VIOLAÇÃO AOS DIREITOS PREVISTOS NO PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICA

Autores

  • Gilsilene Passon Francischetto Faculdade de Direito de Vitória
  • Bruna Pereira Aquino Faculdade de Direito de Vitória/ES

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2018.12.67-84

Resumo

O presente artigo analisa quais as consequências advindas da sentença condenatória internacional proferida em desfavor do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Damião Ximenes Lopes tais como, condenação pecuniária, elaboração de estrutura de apoio para pessoas com adoecimento mental e capacitação dos profissionais da área da saúde mental. O primeiro capítulo traz uma análise dos Direitos Humanos no pós II Guerra Mundial e trata do sistema interamericano de Direitos Humanos, dando ênfase ao Pacto de San José da Costa Rica (1969). O segundo capítulo versa sobre a posição adotada pelo Brasil enquanto signatário da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O terceiro capítulo trata das particularidades do caso Damião Ximenes Lopes versus Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Finalmente, o último capítulo discorre sobre as consequências advindas da condenação do Estado brasileiro no caso Damião Ximenes Lopes. Assim, o presente artigo objetiva descrever o papel da Corte Interamericana de Direitos Humanos na proteção dos Direitos Humanos, bem como apontar seu funcionamento, especificar as características do caso Damião Ximenes Lopes, descrevendo e analisando quais as consequências advindas da condenação do Brasil, nesse caso, no que diz respeito ao enfrentamento das questões relativas aos doentes mentais. Assim, por meio do método dialético e de revisão bibliográfica, o artigo busca responder ao seguinte questionamento: Quais os efeitos advindos da condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos por violação a vários direitos do Pacto de San José da Costa Rica no caso Damião Ximenes Lopes?

Biografia do Autor

Gilsilene Passon Francischetto, Faculdade de Direito de Vitória

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR(2013), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2005), pós graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR e é pós-doutora em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra(2008), sob a orientação do Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos. Atualmente é professora titular na graduação, pós-graduação, mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito de Vitória-FDV. E-mail: gilsilenepasson@uol.com.br.

Bruna Pereira Aquino, Faculdade de Direito de Vitória/ES

Advogada. Mestranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória. Especialista em Direito e Processo Tributário pela Faculdade de Direito de Vitória. Egressa da Faculdade de Direito de Vitória.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Como Citar

Francischetto, G. P., & Aquino, B. P. (2018). OS EFEITOS ADVINDOS DA CONDENAÇÃO DO BRASIL NO CASO DAMIÃO XIMENES LOPES NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS POR VIOLAÇÃO AOS DIREITOS PREVISTOS NO PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICA. Revista Direitos Humanos E Democracia, 6(12), 67–84. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2018.12.67-84