CAMBIO CLIMÁTICO Y AGUA EN LA UNIÓN EUROPEA

Autores

  • Alvaro A. Sánchez Bravo Universidad de Sevilla

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2013.40.130-154

Resumo

O presente estudo trata acerca dasmudanças climáticas e os recursos hídricos na União Europeia, mas, sobretudo,trata da sobrevivência da própria espécie humana no planeta. Constatou-se queexiste um consenso na comunidade científica internacional de que as mudançasclimáticas são causadas principalmente pelo modo de produção e consumo. Assim,as conclusões do quarto relatório do IPCC indicam que o futuro é preocupante,dado que as alterações climáticas terão um impacto não só geograficamente, masafetarão setores vitais da existência humana, sendo urgentemente necessárioprevenir que esta catástrofe ocorra ou, pelo menos, mitigar os seus efeitos.Mas é preciso distinguir que a responsabilidade nesse combate é diferente entreos países desenvolvidos e aqueles que não o são, e também as soluções e osmecanismos para alcançar resultados devem ser. A abordagem leva a conclusão deque ao se falar sobre mudanças climáticas e recursos hídricos, essa é umadiscussão fundamentalmente humana, não se resume a uma discussão científica,mas, sobretudo é uma questão de sobrevivência e dignidade de milhões de pessoasno planeta.

Biografia do Autor

Alvaro A. Sánchez Bravo, Universidad de Sevilla

Profesor dela Facultad de Derecho de la Universidad de Sevilla. Profesor V. Programa dePós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica. Mestrado e Doutorado. UNIVALI.Presidente dela Asociación Andaluza de Derecho, Medio Ambiente y Desarrollo Sostenible. Coeditor dela Revista Internacional de Direito Ambiental (RIDA).

Downloads

Publicado

2013-09-03

Como Citar

Bravo, A. A. S. (2013). CAMBIO CLIMÁTICO Y AGUA EN LA UNIÓN EUROPEA. Revista Direito Em Debate, 22(40), 130–154. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2013.40.130-154

Edição

Seção

ARTIGOS