Análise Bibliométrica Das Cadeias Curtas De Abastecimento De Alimentos
BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF SHORT FOOD SUPPLY CHAINS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.10305Palavras-chave:
Produtores rurais. Cadeias curtas de abastecimento alimentar. Venda direta.Resumo
O objetivo do presente estudo foi em analisar as publicações científicas sobre cadeias curtas de abastecimento alimentar. Os pesquisadores caracterizam-nas como cadeias de suprimentos que envolvem um número limitado de operadores, comprometidos com a cooperação e o desenvolvimento rural bem como estreitas relações geográficas e sociais entre agricultores e consumidores. Realizou-se a pesquisa bibliométrica na base de dados Web of Science por disponibilizar muitos periódicos em diversas áreas do conhecimento, além de permitir a análise dos resultados por meio do número de citações dos artigos, nomes de autores, ano e periódicos, assim como por disponibilizar o h-index3 atualizado. Com o auxílio do software VOSviewer, a análise de conteúdo revelou que as cadeias curtas de abastecimento apresentam abordagens socioeconômicas, estruturais e organizacionais, e aspectos de sustentabilidade, saúde e segurança alimentar. Os resultados da pesquisa, gerados a partir dos trabalhos de maior prestígio e recentes, apontam uma tendência crescente de estudos nesta área com as redes de proximidade geográfica, cooperação, sistemas alternativos e desenvolvimento sustentável. O estudo contribui para um melhor entendimento sobre cadeias curtas, auxiliando na compreensão dos processos entre os atores sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).