Instrumentos de Governança das Aquisições no Planejamento e Execução de Pregões Eletrônicos
ACQUISITION GOVERNANCE INSTRUMENTS IN THE PLANNING AND EXECUTION OF ELECTRONIC BIDDINGS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.10427Palavras-chave:
Pregão eletrônico. Governança pública. Licitações.Resumo
O estudo analisa o desempenho de 184 pregões eletrônicos realizados no Instituto Federal Sul-rio-grandense-IFSul, Campus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) no período de 2011 a 2019, sob a ótica da governança pública (TCU, 2015), identificando os principais elementos que contribuíram para o insucesso das aquisições e o impacto de instrumentos de governança das aquisições em seus certames. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Os resultados revelam 85,75% de pregões eletrônicos homologados e 14,13% não homologados por terem sido anulados, fracassados ou desertos. Houve redução no número de pregões realizados ao longo do tempo, devido ao contingenciamento orçamentário, por práticas de utilização adequadas dos sistemas do governo federal e institucionais como o Guia Prático de Pré-Compra e o Calendário de Compras (CaVG, 2016). Investimentos no setor podem ser realizados a fim de promover maior eficácia nos processos licitatórios, a exemplo de novos servidores e capacitação em áreas específicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).