Limites Jurídicos e Econômicos dos Juros
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2005.5.73-99Resumo
Este artigo busca colocar, lado a lado, concepções jurídicas e econômicas a respeito dos limites dos juros. Ele traz, na introdução, aspectos sobre o conceito de juro e a composição da taxa de juros. Faz, a seguir, um breve histórico sobre a cobrança de juros no mundo e no Brasil. Aborda, em detalhes, a questão dos limites jurídicos dos juros no Brasil após a Constituição Federal de 1988. Segue mostrando a concepção dos economistas sobre as taxas de juros. Tece, ainda, comentários sobre os conceitos da ”eficiência marginal do capital” e do “retorno sobre o investimento”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).