Intercultural Sensitivity of Public School Principals in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10727Palavras-chave:
Sensibilidade Intercultural; Modelo de Regressão; Educação Básica.Resumo
Este trabalho tem por objetivo mensurar o grau de sensibilidade intercultural dos diretores de escolas públicas no Brasil e buscar evidências sobre quais características individuais, institucionais, socioeconômicos e localizacionais se relacionam com tal aspecto. A sensibilidade intercultural traduz aspectos comportamentais em situações de interação entre indivíduos de culturas diferentes. Ela é uma das competências importantes para que profissionais da educação possam desempenhar melhor seu trabalho pedagógico dentro do ambiente escolar. Para alcançar o objetivo deste trabalho foi proposto um Índice de Sensibilidade Intercultural – ISI e em seguida, foram feitas regressões econométricas em MQO com o objetivo de relacionar tais características com o índice proposto. A partir dos resultados desses modelos foi proposto um perfil dos diretores de escola pública de educação básica em relação à sensibilidade intercultural. Com as evidências obtidas pelo modelo, propôs-se a orientação de políticas públicas voltadas ao tema.
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