Intercultural Sensitivity of Public School Principals in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10727

Palavras-chave:

Sensibilidade Intercultural; Modelo de Regressão; Educação Básica.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mensurar o grau de sensibilidade intercultural dos diretores de escolas públicas no Brasil e buscar evidências sobre quais características individuais, institucionais, socioeconômicos e localizacionais se relacionam com tal aspecto. A sensibilidade intercultural traduz aspectos comportamentais em situações de interação entre indivíduos de culturas diferentes. Ela é uma das competências importantes para que profissionais da educação possam desempenhar melhor seu trabalho pedagógico dentro do ambiente escolar. Para alcançar o objetivo deste trabalho foi proposto um Índice de Sensibilidade Intercultural – ISI e em seguida, foram feitas regressões econométricas em MQO com o objetivo de relacionar tais características com o índice proposto. A partir dos resultados desses modelos foi proposto um perfil dos diretores de escola pública de educação básica em relação à sensibilidade intercultural. Com as evidências obtidas pelo modelo, propôs-se a orientação de políticas públicas voltadas ao tema.

Biografia do Autor

Rayane de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília (UnB). 

Luiz Honorato da Silva Júnior, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade de Brasília (UnB).

Mauro Eduardo Del Grossi, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Oliveira, R. de, Silva Júnior, L. H. da, Ramirez, V. A. S., & Del Grossi, M. E. (2022). Intercultural Sensitivity of Public School Principals in Brazil. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e10727. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10727

Edição

Seção

Artigos