Redes de Colaboração para Promoção de Coleta Seletiva com Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis: Cenários de Articulação em São Carlos-SP

Autores

  • Cristine Diniz Santiago Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) https://orcid.org/0000-0003-0928-118X
  • Letícia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB)
  • Carolina Valente Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Maria Zanin Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, Coleta Seletiva, Redes de colaboração

Resumo

As políticas públicas municipais de resíduos sólidos não têm acompanhado as proposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os catadores de materiais recicláveis, comumente alinhados a princípios da economia solidária, encontram dificuldade em se inserir nos projetos de coleta seletiva. Considerando que a articulação de apoiadores em rede pode contribuir para superar essa problemática, objetiva-se caracterizar as iniciativas de apoio ao programa de coleta seletiva de São Carlos-SP e à Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos-SP (Coopervida) e identificar suas estratégias de articulação. Realizou-se revisão bibliográfica e análise documental e as informações foram sistematizadas em quatro cenários de análise. Observou-se a ocorrência de diversas estratégias de articulação em rede, que contribuíram para o desenvolvimento do programa de coleta seletiva e manutenção da Coopervida, bem como a presença de instituições vinculadas à economia solidária em todos os cenários. O município ainda precisa avançar no estabelecimento de políticas públicas de resíduos sólidos com participação popular.

Biografia do Autor

Cristine Diniz Santiago, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Letícia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira, Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB)

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB). 

Carolina Valente Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista do PRONINC da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Maria Zanin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Engenharia Civil Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Santiago, C. D., Oliveira, L. D. P. D. S. de, Santos, C. V., Zanin, M., & Teixeira, B. A. do N. (2021). Redes de Colaboração para Promoção de Coleta Seletiva com Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis: Cenários de Articulação em São Carlos-SP. Desenvolvimento Em Questão, 19(55). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/10937