Redes de Colaboração para Promoção de Coleta Seletiva com Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis: Cenários de Articulação em São Carlos-SP
COLLABORATIVE NETWORKS FOR SELECTIVE COLLECTION PROMOTION WITH SOCIAL INCLUSION OF RECYCLABLE WASTE PICKERS: ARTICULATION SCENARIOS IN SÃO CARLOS-SP
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.10937Palavras-chave:
Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, Coleta Seletiva, Redes de colaboraçãoResumo
As políticas públicas municipais de resíduos sólidos não têm acompanhado as proposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os catadores de materiais recicláveis, comumente alinhados a princípios da economia solidária, encontram dificuldade em se inserir nos projetos de coleta seletiva. Considerando que a articulação de apoiadores em rede pode contribuir para superar essa problemática, objetiva-se caracterizar as iniciativas de apoio ao programa de coleta seletiva de São Carlos-SP e à Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos-SP (Coopervida) e identificar suas estratégias de articulação. Realizou-se revisão bibliográfica e análise documental e as informações foram sistematizadas em quatro cenários de análise. Observou-se a ocorrência de diversas estratégias de articulação em rede, que contribuíram para o desenvolvimento do programa de coleta seletiva e manutenção da Coopervida, bem como a presença de instituições vinculadas à economia solidária em todos os cenários. O município ainda precisa avançar no estabelecimento de políticas públicas de resíduos sólidos com participação popular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).