Dinâmica agrária e Reprodução social dos Agricultores de Rolador, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11055Palavras-chave:
Reprodução Social; Sistemas de Produção; Estrutura Fundiária; Sistemas Agrários.Resumo
O objetivo principal deste trabalho é elucidar e analisar a dinâmica agrária sob a ótica da reprodução social dos agricultores do município de Rolador-RS. Para tanto, utilizou-se a Teoria dos Sistemas Agrários, operacionalizada por meio da Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários (ADSA), que prevê a construção de uma tipologia dos agricultores locais e, a partir disso, a realização de uma análise econômica dos tipos de agricultores. Após isso, os dados da estrutura fundiária são cruzados com os indicadores socioeconômicos para apreender a dinâmica agrária local sob a lógica da reprodução social. Finalizado o trabalho, ficou evidente a heterogeneidade que caracteriza o contexto agrário local, principalmente por conta dos tipos de agricultores que o compõem. Ademais, identificou-se uma intensa minifundização que contrasta com um processo de concentração produtiva. Além disso, uma parte dos agricultores locais encontra-se em dificuldade de reprodução social no contexto da agricultura de Rolador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).