Dinâmica agrária e Reprodução social dos Agricultores de Rolador, Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11055

Palavras-chave:

Reprodução Social; Sistemas de Produção; Estrutura Fundiária; Sistemas Agrários.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é elucidar e analisar a dinâmica agrária sob a ótica da reprodução social dos agricultores do município de Rolador-RS. Para tanto, utilizou-se a Teoria dos Sistemas Agrários, operacionalizada por meio da Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários (ADSA), que prevê a construção de uma tipologia dos agricultores locais e, a partir disso, a realização de uma análise econômica dos tipos de agricultores. Após isso, os dados da estrutura fundiária são cruzados com os indicadores socioeconômicos para apreender a dinâmica agrária local sob a lógica da reprodução social. Finalizado o trabalho, ficou evidente a heterogeneidade que caracteriza o contexto agrário local, principalmente por conta dos tipos de agricultores que o compõem. Ademais, identificou-se uma intensa minifundização que contrasta com um processo de concentração produtiva. Além disso, uma parte dos agricultores locais encontra-se em dificuldade de reprodução social no contexto da agricultura de Rolador.

Biografia do Autor

Jeferson Tonin, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Daniela Garcez Wives, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Benedito Silva Neto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Agricultura Comparada e Desenvolvimento Agrícola pelo Institut National Agronomique Paris-Grignon  (INA-PG), França. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

José Tobias Marks Machado, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutorando em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Tonin, J., Wives, D. G., Silva Neto, B., & Machado, J. T. M. (2022). Dinâmica agrária e Reprodução social dos Agricultores de Rolador, Rio Grande do Sul. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e11055. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11055

Edição

Seção

Artigos