Cocriação de Valor e Satisfação do Cliente na Educação Profissional: O Caso do Senac-RS

Autores

Palavras-chave:

Cocriação, Educação Profissional, Lógica dominante de serviço, Satisfação do Cliente

Resumo

No contexto da cocriação de valor, o desenvolvimento de um ambiente educacional não se restringe à sala de aula, mas envolve todos os setores de uma escola, com transparência e atenção no atendimento ao cliente. O objetivo desta pesquisa é analisar como a cocriação de valor em serviços de educação profissional influencia na satisfação dos clientes. Identificou-se na literatura, as dimensões de cocriação de valor (busca de informações, compartilhamento de informações, feedback, planejamento das aulas e engajamento e satisfação e recomendação da escola) aplicáveis ao processo de elaboração e desenvolvimento de cursos de educação profissional, possibilitando a construção de instrumentos para análise. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, abordando dois cursos de qualificação profissional. Os resultados contribuem para um melhor entendimento da cocriação de valor no contexto da educação profissional, auxiliando na compreensão de como acontece a cocriação de valor nas experiências de sala de aula e no ambiente educacional em que o cliente está inserido.

Biografia do Autor

Leonardo de Paula, Serviço Nacional do Comércio do Rio Grande do Sul (SENAC-RS)

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale. Instrutor do Serviço Nacional do Comércio do Rio Grande do Sul (SENAC-RS).

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor da Universidade Feevale.

Maria Cristina Bohnenberger, Universidade Feevale

doutorado pela Universidade das Ilhas Baleares- Espanha (2006), revalidado pela Universidade São Paulo - USP. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Feevale. É parecerista da Revista Gestão e Desenvolvimento. Foi gestora da qualidade e/ou recursos humanos em empresas, tais como: Calçados Brochier, Associação Gaúcha para a Qualidade e Calçados Dilly. Tem experiência, como consultora, na área de Administração com atuação nos temas de: empreendedorismo, cultura organizacional, clima organizacional, marketing interno e planejamento de recursos humanos.

Publicado

2021-07-14

Como Citar

de Paula, L., Schmidt, S., & Bohnenberger, M. C. (2021). Cocriação de Valor e Satisfação do Cliente na Educação Profissional: O Caso do Senac-RS. Desenvolvimento Em Questão, 19(55). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/11092