Atributos determinantes e serviços customizados em massa: sistemática para realizar o ajuste ótimo da oferta
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.355-375Palavras-chave:
Qualidade, Customização em massa, ServiçoResumo
A customização emmassa tem despertado contínuo interesse da academia e de empresas, dada a suacontribuição em termos operacionais e de gestão para o cotidiano dasorganizações. Contudo, apesar do tema apresentar soluções potenciais para a áreade manufatura, com estudos consolidados em cadeia de suprimentos, análise demercado, planejamento da estrutura de produtos e planejamento e controle daprodução, ainda existem questionamentos sobre a real aplicabilidade dacustomização em massa na área de serviços. Diante do exposto, o objetivo dessetrabalho centrou na criação de uma metodologia capaz de mensurar a perda dequalidade tolerável em serviços customizados. Pontualmente, o métododesenvolvido possibilita medir a diferença entre o serviço oferecido com cenárioselaborados pelos clientes. Destaca-se que foram empregados para a proposição dasistemática as técnicas de preferência declarada e a função perda quadrática,as quais modelaram os cenários de utilidade do serviço customizado e compararameste com o serviço padrão ofertado. Quanto aos resultados obtidos, embora asistematização tenha sido aplicada em apenas um caso de análise, estes elucidamque a técnica pode ser aplicada para ajustar a oferta de distintos serviços quese pretende customizar. Pontualmente, um aspecto positivo do método propostorefere-se à possibilidade de priorização de alternativas de oferta a partir dosatributos determinantes de escolha, sendo possível calcular a vantagemeconômica de cada opção para a organização.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.