A Importância da Pecuária para o Desenvolvimento Regional no Estado do Rio Grande do Norte: Uma Análise de Matriz Insumo-Produto
THE IMPORTANCE OF LIVESTOCK FOR REGIONAL DEVELOPMENT IN RIO GRANDE DO NORTE STATE: AN ANALYSIS OF MATERIAL INPUT-OUTPUT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11241Palavras-chave:
Insumo-produto. Desenvolvimento Regional. Pecuária. Estado do Rio Grande do Norte.Resumo
Este trabalho objetiva analisar a relevância da pecuária para o desenvolvimento regional do Estado do Rio Grande do Norte (RN), a partir de suas implicações para a economia, sociedade e governo, sob o prisma da geração de emprego, massa salarial e geração de produção. Utiliza da metodologia exploratório-descritiva a partir da análise da matriz insumo-produto, desenvolvida por Guilhoto. Constata a importância estratégica apresentada pela pecuária para fomentar o desenvolvimento socioeconômico. Conclui que a criação de bovinos é relevante para o desenvolvimento local, principalmente para geração de emprego direto e para geração de produção, destacando-se as atividades de produção do leite e seus derivados. Comprova que o abate de suínos desempenha papel primordial para a geração de produção em toda a economia. Observa também a relevância de outros setores produtivos do Estado do RN, em particular a cana-de-açúcar para a geração de empregos e a educação pública como componente para a geração de salários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).