Desenvolvimento de Sociedade Rural na Serra do Sudeste (Metade Sul/RS): um Olhar Sobre o Comportamento Coletivo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2005.6.27-60Resumo
Este trabalho trata do processo de desenvolvimento de uma localidade rural do município de Canguçu/RS (Metade Sul) a partir da compreensão da complexidade do contexto das relações sociais às quais está integrada. As pessoas da localidade, na grande maioria, caracterizam-se pela miscigenação entre descendentes de portugueses, índios, negros e espanhóis, pela agricultura de base familiar e pelos estigmas atribuídos à origem étnica. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de desenvolvimento dessa sociedade rural a partir da observação e compreensão do comportamento humano em interação no tempo e no espaço, procurando percebê-la como coletividade (sociedade local) em contínua relação com o ambiente, num processo aberto e interdependente. Para a sua realização utilizamos tanto a pesquisa bibliográfica e fontes secundárias como observações e entrevistas abertas em pesquisa de campo. Como resultado: a) a construção de identidades está relacionada com os diferenciais de poderes, qualificando ou desqualificando grupos sociais no imaginário social; b) a atribuição de estigmas a grupos sociais inferiorizados produz, na psique destes,
mecanismos que impõem limites ao desenvolvimento social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).