Desenvolvimento de Sociedade Rural na Serra do Sudeste (Metade Sul/RS): um Olhar Sobre o Comportamento Coletivo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2005.6.27-60Abstract
Este trabalho trata do processo de desenvolvimento de uma localidade rural do município de Canguçu/RS (Metade Sul) a partir da compreensão da complexidade do contexto das relações sociais às quais está integrada. As pessoas da localidade, na grande maioria, caracterizam-se pela miscigenação entre descendentes de portugueses, índios, negros e espanhóis, pela agricultura de base familiar e pelos estigmas atribuídos à origem étnica. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de desenvolvimento dessa sociedade rural a partir da observação e compreensão do comportamento humano em interação no tempo e no espaço, procurando percebê-la como coletividade (sociedade local) em contínua relação com o ambiente, num processo aberto e interdependente. Para a sua realização utilizamos tanto a pesquisa bibliográfica e fontes secundárias como observações e entrevistas abertas em pesquisa de campo. Como resultado: a) a construção de identidades está relacionada com os diferenciais de poderes, qualificando ou desqualificando grupos sociais no imaginário social; b) a atribuição de estigmas a grupos sociais inferiorizados produz, na psique destes,
mecanismos que impõem limites ao desenvolvimento social.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).