Cultura Organizacional e o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM): Uma Análise do Memorando Eletrônico na Universidade Federal do Piauí
ORGANIZATIONAL CULTURE AND THE TECHNOLOGY ACCEPTANCE MODEL (TAM): AN ANALYSIS OF THE ELECTRONIC MEMORANDUM MODULE AT FEDERAL UNIVERSITY OF PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11337Palavras-chave:
Administração pública, Cultura organizacional, Modelo de Aceitação de TecnologiaResumo
Uma vez que a inovação potencialmente é influenciada pela cultura organizacional, importante construto para as práticas de gestão e desempenho, avaliou-se o impacto da cultura organizacional na aceitação de tecnologia do módulo de memorando eletrônico de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Realizou-se uma survey, aplicada a 337 usuários, utilizando, como técnica multivariada de análise dos dados, a modelagem de equações estruturais. Foram utilizados os softwares Smart PLS 3.2, pela não ocorrência de normalidade multivariada na distribuição dos dados e IBM SPSS® v. 23 para a condução da Análise Fatorial Exploratória. Notou-se que a cultura organizacional influenciou na facilidade de uso percebida e a intenção comportamental de uso, favorecendo a aceitação da tecnologia do memorando eletrônico. Esse estudo contribui cientificamente ao obter indícios da cultura organizacional como antecedente do modelo de aceitação de tecnologia (TAM), aspecto não observado nos estudos anteriores. Gerencialmente, esse estudo contribui no sentido de possibilitar ações de aperfeiçoamento técnico, objetivando uma maior qualidade do serviço público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.