Cultura Organizacional e o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM): Uma Análise do Memorando Eletrônico na Universidade Federal do Piauí
ORGANIZATIONAL CULTURE AND THE TECHNOLOGY ACCEPTANCE MODEL (TAM): AN ANALYSIS OF THE ELECTRONIC MEMORANDUM MODULE AT FEDERAL UNIVERSITY OF PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11337Palavras-chave:
Administração pública, Cultura organizacional, Modelo de Aceitação de TecnologiaResumo
Uma vez que a inovação potencialmente é influenciada pela cultura organizacional, importante construto para as práticas de gestão e desempenho, avaliou-se o impacto da cultura organizacional na aceitação de tecnologia do módulo de memorando eletrônico de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Realizou-se uma survey, aplicada a 337 usuários, utilizando, como técnica multivariada de análise dos dados, a modelagem de equações estruturais. Foram utilizados os softwares Smart PLS 3.2, pela não ocorrência de normalidade multivariada na distribuição dos dados e IBM SPSS® v. 23 para a condução da Análise Fatorial Exploratória. Notou-se que a cultura organizacional influenciou na facilidade de uso percebida e a intenção comportamental de uso, favorecendo a aceitação da tecnologia do memorando eletrônico. Esse estudo contribui cientificamente ao obter indícios da cultura organizacional como antecedente do modelo de aceitação de tecnologia (TAM), aspecto não observado nos estudos anteriores. Gerencialmente, esse estudo contribui no sentido de possibilitar ações de aperfeiçoamento técnico, objetivando uma maior qualidade do serviço público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).