Análise dos Fatores Competitivos do Segmento Agroindustrial da Soja no Rio Grande do Sul: 1998-2019
ANALYSIS OF THE COMPETITIVE FACTORS OF THE SOY AGRO-INDUSTRIAL SEGMENT IN RIO GRANDE DO SUL: 1998-2019
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.11532Palavras-chave:
Agroindústria Processadora de Soja. Desempenho Competitivo. Modelo de Competitividade Sistêmica.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi estratificar as empresas processadoras de soja em operação no Rio Grande do Sul, com base em suas percepções sobre os determinantes da competitividade. Os procedimentos metodológicos empregados para atender ao objetivo desta pesquisa incluem a realização de um arcabouço teórico que contempla o de Competitividade Sistêmica e a coleta de dados primários, obtidos através da aplicação de questionários semiestruturados para uma amostra de 50% do total de empresas ativas no estado do Rio Grande do Sul, com questões fechadas e abertas, derivadas de categorias construídas a partir do Modelo da Competitividade Sistêmica e analisadas a partir da técnica de Análise de Cluster. O Modelo da Competitividade Sistêmica apresentou-se útil para a análise da competitividade das empresas processadoras de soja no Rio Grande do Sul e permitiu constatar a percepção das diferentes empresas sobre a importância dos aspectos relacionados à importância da formação da estrutura social – Metanível, da infraestrutura, política educacional, política ambiental, política de importação e aspectos tecnológicos para o processo de competitividade – Mesonível, da política orçamentaria, monetária, fiscal, comercial e cambial – Macronível e da capacidade gerencial, estratégias de negócios, inovação e do desenvolvimento no setor de produção da empresa – Micronível. Entre os principais resultados encontrados constatou-se que as agroindústrias processadoras de soja do Rio Grande do Sul são altamente competitivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).